
PRINCÍPIOS
Uma escola democrática
A ESCOLA COMO CENTRO DE LIDERANÇA
Fortalecimento da relação Escola-Comunidade, onde a escola como um centro de liderança comprometido com o saber e juntamente com as outras instituições e lideranças da comunidade, possa quebrar as amarras que aprisionam todas as estruturas sociais pré-determinadas.
TUDO PASSA PELA EDUCAÇÃO
Educar é tarefa de toda a sociedade. A educação visa a transformação, juntamente com os outros agentes educativos que não estão dentro da escola. O educador sabe que a escola e a sociedade mudam juntas. O currículo favorece que o estudante conheça seus direitos enquanto cidadão e aprenda a reivindicá-los no sentido de diminuir as desigualdades sociais.
AUTONOMIA
O indivíduo autônomo interroga, reflete e delibera com liberdade, responsabilidade e solidariedade. Ele não aceita obedecer e seguir aquilo que foi construído e pensado pelo outro sem a sua participação.
RESPONSABILIDADE
A responsabilidade de cada pessoa para consigo mesma é indissociável daquela que se deve ter em relação a todas as demais. É uma solidariedade que se liga a todas as pessoas e à natureza que a cerca. Antes de agir reflete, pois responde por seus atos e não quer provocar danos que não pode reparar ao outro e a si mesmo.
SOLIDARIEDADE
A solidariedade é um processo dialético que possibilita o desenvolvimento do potencial humano e dele se nutre. Sendo assim, ela é fundamental para a construção de uma ordem social cada vez mais justa, na qual as tensões possam ser mais bem resolvidas e os conflitos encontrem mais facilmente sua solução por consenso.

